Este mel tem uma variedade bastante alargada de flora transmontana, com uma ligeira vantagem para a lavanda, também conhecida como Arreçã. A sua época de floração vai de Março até setembro. Esta planta é também muito utilizada na agricultura biológica para atrair polinizadores, melhorando a qualidade e a quantidade das colheitas.
A segundo néctar é a Trifolium também conhecido por Trevo. Dependendo do tipo de trevo a sua época de floração vai de março até agosto. O trevo carrega até hoje uma grande carga mística pois era usada em tempos antigos na pratica das artes mágicas. Reza a história que quem encontrar um Trevo de 4 folhas ficará abençoado, podendo escolher uma folha e pedir um desejo (primeira folha representa a gloria, a segunda a fortuna, a terceira o amor namorado [a], a quarta a saúde de ferro).
No terceiro posto vem a planta "Sedum" também conhecida por Arroz dos telhados ou Pinhões de rato. Época de floração acontece entre maio e Julho. Encontra-se em zonas rochosas perto de cursos de água, normalmente fixada em rochas com musgo. Tal como o nome indica também é comum fixar-se nos telhados, normalmente junto as canais. O sumo obtido pelo esmagamento num almofariz limpa e cicatriza as ulceras.
Variedade polinica presentes no mel do Prado:
- Lavandula stoechas 20%
- Trifolium spp. 18%
- Sedium spp. 13%
- Echium plantagineum 10%
- Castanea sativa 9%
- Jasione 7%
- Linaria spp. 4%
- Sesamides 4%
- Rubus spp. 4%
- Anarrhinum bellidifolium 3%
- Hypericum 2%
- T.Bupleurum 1%
(Restantes valores muito baixos)